GEOGRAFIA

GEOGRAFIA - 2020



  • Reconhecer as principais características do Planeta Terra. 

  • Utilizar referenciais de localização e instrumentos cartográficos.

  • Localizar o Brasil no Planeta Terra e identificar elementos físicos, sociais e econômicos constituintes do nosso país.















2019
ESPAÇO URBANO
Algumas características básicas (ELEMENTOS) de uma zona urbana são: edificações contínuas, habitações, meio-fio, calçadas, rede de iluminação, serviços de saúde, educação, saneamento ambiental, lazer, entre outros.

Sendo assim, a população urbana tem mais facilidade de acesso a hospitais, escolas, tratamento de esgoto, água encanada e lazer.
Outro elemento que atrai milhares de pessoas para as cidades é o processo de industrialização e a mecanização das atividades rurais, desencadeando o êxodo rural (migração do campo para a cidade). 

No entanto, a expansão urbana sem o devido planejamento tem gerado uma série de problemas sociais e ambientais. A ocupação de lugares indevidos para a moradia é um deles, pois casas são construídas em encostas de morros, áreas próximas a rios, etc.
O destino e o tratamento do lixo são problemas das cidades
O destino e o tratamento do lixo são problemas das cidades
Outro ponto negativo é a grande produção de lixo e o destino inadequado desses resíduos. Lixões são formados a céu aberto, fato que provoca a poluição do solo, da atmosfera, da água subterrânea, além de gerar muitas doenças.

Os congestionamentos no trânsito, a violência, moradias em locais inadequados, desigualdade social e população em situação de rua são outros problemas comuns nos grandes centros urbanos brasileiros.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids
BACIA HIDROGRÁFICA








Vista aérea de um rio e parte de sua bacia hidrográfica
Vista aérea de um rio e parte de sua bacia hidrográfica

Bacia Hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o.
É importante, portanto, ter consciência de que, ao andarmos pelas ruas ou em uma mata, por exemplo, estamos andando necessariamente sobre a área de uma bacia hidrográfica, pois as águas que eventualmente escoam nesses locais tendem a se direcionar 

Esquema representativo da área de uma bacia hidrográfica

O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água. Eles são como uma espécie de fronteira em que, de um lado, escoa a água em direção a um rio e, de outro, escoa a água em direção a outro rio.
Em razão da força da gravidade, as águas correm sempre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos com menores altitudes. Assim, podemos dizer que as localidades mais elevadas são os divisores de água e os pontos menos elevados costumam abrigar o leito dos rios

Fonte: www.brasilescola.com.br







O QUE É UM RIO?

Um rio é um curso natural de água que nasce numa área montanhosa e deságua no mar, em um lago ou em outro rio (afluente).
No Brasil, há uma grande variedade de denominações para os cursos d'água: rio, riacho, ribeirão, córrego etc.
Os rios são de grande importância para a organização do espaço geográfico. Podem ser usados para a irrigação, geração de energia elétrica, via de transporte e abastecimento de residências e empresas. Além disso, a pesca constitui uma importante atividade econômica e fonte de alimento para diversas famílias. Por essa razão, é indispensável conhecer melhor esses cursos d'água.

PARTES DE UM RIO

Observe o desenho abaixo.
Através dele podemos identificar as diferentes partes que compõem um rio.


Imagem relacionada


Partes de um rio
  • Nascente: é o local onde a água subterrânea atinge a superfície, dando origem a um curso d’água. O ponto onde a água aflora é também chamado de olho d’água, mina, fonte, bica ou manancial;
  • Leito: é o espaço ocupado pelas águas, isto é, é o caminho que o rio percorre;
  • Margem: é o local onde a água se encontra com a terra. Costuma-se utilizar esse termo em referência à beira da água de um rio ou de um lago quando se encontra com a terra;
  • Afluente: é o curso d’água que deságua em um rio principal ou em um lago. São os afluentes que alimentam o rio principal;
  • Subafluente: é o rio que deságua no rio afluente.
  • Foz ou embocadura: é o local onde uma corrente de água, como um rio, deságua. Sendo assim, um rio pode ter como foz outro rio, um grande lago, uma lagoa, um mar ou o oceano;


ATIVIDADES ECONÔMICAS RELACIONADAS AO RIOS BRASILEIROS:

  • geração de energia - hidrelétricas
  • pesca
  • extração de sal marinho
  • navegação
  • comércio
  • agricultura
  • criação de animais
  • abastecimento de água para a população





 Fonte: www.brasilescola

RIO SÃO FRANCISCO

Vídeos:

RIO SÃO FRANCISCO - GLOBO REPÓRTER

Rio São Francisco





BACIA HIDROGRÁFICA


Vídeo:

Bacia hidrográfica



RELEVOS 



Significado de Relevo

O que é Relevo:

Relevo é um tipo de saliência, uma irregularidade que se destaca em uma superfície.
Em Geografia, o significado de relevo se refere ao conjunto de formas que sobressaem na crosta terrestre, concebidas sob ação de forças internas e externas denominadas agentes de relevo.

Conceito de Relevo

RelevoPodemos definir relevo de varias formas e maneiras: O relevo é aquilo que se salienta, é aquilo que se sobressai numa superfície. Podemos ver um exemplo simples de relevo em objetos como, por exemplo, uma moeda ou numa medalha, um cartão com detalhes em relevo. O relevo em objetos é usado para destacar certos detalhes para que apareçam de forma especial.


relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições.
Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.

Mapa Mental: Relevo

Mapa Mental: Relevo

Montanhas

Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas
Os Alpes, na Europa, formam uma cadeia de montanhas
As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia.
Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.

Planaltos

Imagem do planalto tibetano
Imagem do planalto tibetano
Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Planícies

O Rio Amazonas é cercado por uma área de planície
O Rio Amazonas é cercado por uma área de planície
São áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.

Depressão

Mar morto, exemplo de depressão absoluta
Mar morto, exemplo de depressão absoluta
São áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.

Relevo Brasileiro


relevo brasileiro é caraterizado por baixas e médias altitudes. As formas de relevo predominantes são os planaltos e as depressões

Planalto

Também chamados de platôs, os planaltos são terrenos elevados e planos marcados por altitude acima de 300 metros e que predominam o desgaste erosivo.
Quanto à isso, são classificados de acordo com formação geológica:
  • Planalto Sedimentar (formados por rochas sedimentares)
  • Planalto Cristalino (formados por rochas cristalinas)
  • Planalto Basáltico (formados por rochas vulcânicas)

Planície

Terrenos planos com altitudes que não ultrapassam os 100 metros, nos quais predominam o processo de acumulação de sedimentos. Assim, podem ser:
  • Planície Costeira (constituídas pela ação do mar)
  • Planície Fluvial (constituídas pela ação de um rio)
  • Planície Lacustre (constituídas pela ação de um lago)
Depressões
Formadas pelo processo de erosão, as depressões são terrenos relativamente inclinados e possuem altitudes abaixo das áreas ao seu redor (de 100 a 500 metros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.